terça-feira, 3 de junho de 2008

UJS/Betim realiza o maior congresso de sua história com debates e cultura


Com o tema “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” (Che Guevara), a União da Juventude Socialista em Betim (UJS) realizou no último domingo (1º) o seu 7º Congresso Municipal. O encontro contou com a participação de mais de 300 jovens de todas as regiões da cidade, sendo considerado o maior realizado em Minas este ano.
Prestigiaram o Congresso a presidente da UJS/MG, Patrícia Nogueira; o dirigente da UCMG, Péricles Francisco; a presidente da Umes/Betim, Betânia Souto; o presidente do PCdoB/Betim, Ezequiel Ramos; a deputada federal Maria do Carmo Lara (PT), o deputado estadual Ivair Nogueira (PMDB), além de representantes dos vereadores Geraldo Pimenta (PCdoB) e Alex Amaral (PDT).
Além de debates políticos e de temas como Movimento Estudantil, Meio Ambiente, Sexualidade e Gravidez na Adolescência e Orientação Sexual, o 7º Congresso de Betim foi marcado pela multiplicidade de atividades culturais.
Durante todo o encontro, os congressistas tiveram a oportunidade de participar de oficinas de hip-hop (grafite, break, rap e DJ), axé e de dança do ventre. Também assistiram a apresentações de grupos de música, capoeira, dança, circo e teatro.
“Além de tratar de temas importantes para a juventude, no sentido de conscientizar os jovens do município em relação ao seu papel na construção de uma cidade mais justa, o congresso foi palco de um grande espaço de cultura, lazer e esporte. Defendemos um socialismo com a nossa cara, onde todos tenham espaço”, disse a presidente reeleita da UJS/Betim, Kate-Anne Lopes.


GLBT


Entre os diversos debates, um dos mais concorridos do 7º Congresso foi o que discutiu a questão GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis), que contou com a participação do Grupo Cellos (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual).
Para o diretor da UJS Henrikesen Douglas, o tema foi escolhido devido à discriminação e ao preconceito sofridos pelos jovens homossexuais. “Como uma organização que luta pelos direitos da juventude, a UJS não poderia deixar de abordar um tema tão importante e atual. A sociedade precisa entender que todos devem ter os mesmos direitos, independentemente da sua orientação sexual”.
O debate sobre sexualidade e gravidez na adolescência contou com a participação da médica ginecologista Rachel Campos. Em sua palestra, ela ressaltou a importância do uso de métodos contraceptivos e de preservativos para se evitar a gravidez indesejada e o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV e a Aids.
Presente no Congresso, a Iauaretê Associação Ambiental distribuiu panfletos sobre o meio ambiente e mudas de plantas.
De Betim,
Eliezer Dias

Nenhum comentário: